5 de maio de 2015

Solução do desafio

Eis aqui duas soluções para o exercício de Python que seu professor passou.

1) Versão resumida e malcriada.

print("Estude!")


2) Versão extendida.

Estude. Vá por mim: gaste tempo com tutoriais. A internet está cheio deles.

Dúvidas, todos nós temos. Ninguém nasceu sabendo. Nem seu professor. Mas só dá pra ter dúvida sobre o que já tentamos resolver. Antes disso, é desconhecimento mesmo.

Acredite, se você pretende se formar na área de tecnologia, linguagem de programação é o menor problema que você vai encontrar pela frente.

Se as dificuldades em aprender Python são grandes, das duas uma:
  1. Seu professor não sabe explicar direito. Em outras palavras: ele não tem boa didática.
  2. Você realmente não prestou atenção às aulas.
Para resolver a primeira situação, hackeie seu professor: recorra a tutoriais na internet e prove que, apesar dele, você vai tirar uma boa nota. Tem muita coisa boa sobre Python por aí. Eu, particularmente, recomendo o tutorial oficial da linguagem, traduzido para o Português.

Para resolver a segunda situação, assuma sua responsabilidade e faça a mesma coisa da solução 1: recorra a tutoriais na internet. Afinal, a aula já passou.

Seguindo esse caminho, se surgirem dúvidas, os voluntários da lista Python Brasil estarão prontos para esclarecê-las.

Se você não tiver tempo para correr atrás do prejuízo e o prazo para entregar o exercício está chegando, meta a mão no bolso e contrate um programador. Ele vai resolver seu problema imediato, mas você continuará a se enganar.

E se depois de tentar aprender por tutoriais a coisa continua pegando pro seu lado e você não consegue mesmo entender muita coisa de Python, ou se você não gosta de pensar, avalie seriamente a possibilidade de escolher outra área de atuação. Como escrevi acima, linguagem de programação (principalmente Python) é o menor dos problemas que você terá na vida de desenvolvimento de software.

Programar não é digitar. É pensar. O tempo todo!



Nota: Eu participo de listas de discussão há anos e em nenhuma outra eu vi tantas solicitações para resolver exercícios de colégio/faculdade como vejo na lista de Python. Como Python tem sido usada cada vez mais para ensinar programação em cursos técnicos e superiores, vemos praticamente a cada semana pessoas enviando "dúvidas" de como resolver problemas que claramente são exercícios passados pelo professor.


Eu sou Vinicius Assef, um programador do século passado que gosta de Python, pratica Lean Development e acredita em Deus. Você pode me contactar por email ou twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores