11 de setembro de 2012

Transformar string em data

Quase todo mundo já teve que pegar um parâmetro de data e converter num objeto date, não é?

Muita gente faz isso usando split(), o que não é lá muito elegante. Essa versão ficaria mais ou menos assim:
>>> from datetime import date
>>> parametro = '25/08/2012'
>>> partes = parametro.split('/')
>>> minha_data = date(int(partes[2]), int(partes[1]), int(partes[0]))
>>> minha_data
datetime.date(2012, 8, 25)

Que tal fazer isso num único passo, usando recursos de data do Python? Veja agora:
>>> from datetime import datetime
>>> parametro = '25/08/2012'
>>> minha_data = datetime.strptime(parametro, '%d/%m/%Y').date()
>>> minha_data
datetime.date(2012, 8, 25)

Para mais detalhes, sugiro consultar a documentação das funções datetime.strptime() e datetime.date().

Você converte string para data usando alguma forma diferente? Contribua nos comentários.

Eu sou Vinicius Assef, um programador do século passado que gosta de Python, pratica Lean Development e acredita em Deus. Você pode me contactar por email ou twitter.

3 comentários:

  1. Ola amigo tudo bem?
    bom, gostaria de entrar em contato com você , poderia me passar o seu endereço de e-mail?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, meu email está ali em cima, à direita. Tem também meu twitter.

      Excluir
    2. lhe enviei um e-mail, se possível, leia .

      Excluir

Marcadores