21 de novembro de 2011

Várias versões de Python ao mesmo tempo

Estou precisando ter o Python 2.6 (padrão no Ubuntu 10.04) convivendo harmoniosamente com a versão 2.7. Ou seja, mais de uma versão no mesmo sistema operacional.

Pesquisando, encontrei um repositório para Ubuntu com várias versões de Python: https://launchpad.net/~fkrull/+archive/deadsnakes

Achei também uma forma de fazer com que elas não briguem e não atrapalhem o que já funciona, dentro do mesmo Ubuntu: http://askubuntu.com/questions/17841/will-python2-7-be-available-for-10-04-in-the-future/26002#26002

Basicamente, você tem que seguir os passos abaixo, no shell do Ubuntu:
$ sudo add-apt-repository ppa:fkrull/deadsnakes
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install python2.7 python2.7-dev
$ python2.7 --version
Python 2.7.2
Para criar um ambiente virtual usando a versão de Python que acabamos de instalar, use:
$ virtualenv --no-site-packages --python=python2.7 meu_novo
$ source meu_novo/bin/activate 
$ cd meu_novo
$ python --version
Python 2.7.2
$ deactivate  # saindo do virtualenv...

Eu sou Vinicius Assef, um programador do século passado que gosta de Python, pratica Lean Development e acredita em Deus. Você pode me contactar por email ou twitter.

Um comentário:

  1. Vinicius,

    Eu uso o pythonbrew para gerenciar as versões de python e virtualenv com virtualenvwrapper para gerenciar os pacotes do ambiente. Tem funcionado bem.

    []'s

    ResponderExcluir

Marcadores