24 de outubro de 2011

Programe conforme o PEP8

Quando escrevemos programas na linguagem Python, é bom seguirmos as recomendações do  PEP8, que é uma convenção com padrões de codificação e recomenda, dentre outras coisas, que não misturamos tabs e espaços.

Como o PEP8 é formado de várias recomendações, às vezes é trabalhoso ficar conferindo se você está dentro do padrão ou não. Quando se aprende, tudo vai automático, mas quando você vem de outra linguagem ou não está acostumado a programar dentro de padrões, sempre nos perguntamos: "será que meu programa está de acordo com as regras do PEP8?"

Hoje eu encontrei um utilitário bem prático, que mostra em que pontos você precisa melhorar seu código para ficar coerente com o PEP8. Como simplicidade é a bola da vez, o nome dele não poderia deixar de ser pep8!

Sugiro que você entre na página do pep8 no site oficial do Python, instale-o e comece a usá-lo para conferir como anda sua aderência ao PEP8.

Eu sou Vinicius Assef, um programador do século passado que gosta de Python, pratica Lean Development e acredita em Deus. Você pode me contactar por email ou twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores