26 de outubro de 2008

Qual editor?

Essa dúvida é frequente para iniciantes.

Eu tenho usado o Vim. É um editor que faz você pensar enquanto trabalha. Ele te força a pensar na melhor maneira de realizar suas tarefas. E eu gosto disso.

O problema é que ele é um editor modal (tem modos de seleção, inserção, modificação, visual, etc.) e a curva de aprendizagem não é curta, não.

No entanto, se você acha que o Vim é difícil, tente o Pspad.
Eu uso o Pspad há uns 5 anos. Ele não é muito famoso, não. Mas na minha opinião é ótimo!

É free (mas não é open source) e tem muitos recursos bons. Aqui vão alguns que eu gosto:
  • Você pode configurar o formato do cursor
  • Conversão de caracteres e entidades HTML
  • Coloração de sintaxe
  • Source explorer (esse é bom!)
Fica aí a dica.

E você, qual editor usa?

Eu sou Vinicius Assef, um programador do século passado que gosta de Python, pratica Lean Development e acredita em Deus. Você pode me contactar por email ou twitter.

5 comentários:

  1. No Windows, divido minhas tarefas entre o PSPad e o Notepad++ (http://notepad-plus.sourceforge.net/br/site.htm).

    O PSPad é mais esperto quando se trata de linguagens e tipos de arquivos consagrados (uso muito para editar arquivos .ini).

    Em contrapartida, o Notepad++ é mais flexível, tem mais opções de configuração e mostra-se poderoso quando necessitamos trabalhar em linguagens pouco ortodoxas.

    E, pra finalizar, tenho ficado de olho no Editra (http://editra.org/),todo escrito em Python, aliás.

    ResponderExcluir
  2. Gosto do vim porque ele tem versões para todos os sistemas e é estupidamente configurável, dá pra fazer tudo. Por exemplo:

    * macros
    * snippets
    * skells
    * expressões regulares

    ResponderExcluir
  3. @anônimo: eu também gosto muito do PSPad.

    @voyeg3r: eu estou usando o Vim há pouco tempo. Ainda me enrolo com algumas coisas nele, mas estou insistindo. Um dia eu chego lá. Um dos motivos de eu usá-lo é justamente ser multiplataforma. Um dia pretendo deixar de usar o Windows e não vou precisar aprender um novo editor. :-)

    Abraços.
    Vinicius Assef.

    ResponderExcluir
  4. Só para constar, eu sou o anônimo ali de cima. Errei na hora de postar o comentário.

    Tenho o vim instalado nos dois SOs e vez ou outra brinco com ele, mas ainda tenho que aprender bastante para considerar utilizá-lo full-time.

    ResponderExcluir
  5. Para MAC o imbatível é o TextMate não é free nem opensource mas vale o investimento US$52,00

    ResponderExcluir

Marcadores