28 de outubro de 2008

Framework web no mundo real

Na lista python-brasil há muitas mensagens falando sobre frameworks web.

O povo fala das vantagens de uma e de outra opção. Há os defensores do Zope+Plone, do Django, do Turbogears, Pylons, CherryPy, e por aí vai.

Nesse post não vamos analisar nenhum deles. Na verdade é uma oportunidade para você contar o que o mundo real usa, independente do purismo ou avanço tecnológico.

Portanto, insira um comentário dizendo:
  1. Qual framework web você usa.
  2. O motivo de usá-lo. Se foi uma escolha pessoal ou se a empresa (ou projeto) que você trabalha já usava quando você entrou.
  3. Se foi uma escolha pessoal, você pode contar também os motivos dessa escolha?
  4. Ah, diga também há quanto tempo você usa.
Vai lá, ajuda a gente que tá entrando nesse mundo Python de muita diversidade. Os iniciantes agradecem. E o mercado também. Afinal, todos dizem que falta profissional Python, né?

Valeu! :-D

Eu sou Vinicius Assef, um programador do século passado que gosta de Python, pratica Lean Development e acredita em Deus. Você pode me contactar por email ou twitter.

9 comentários:

  1. 1. Web.py
    2. Rápido, Leve, Fácil de usar
    4. 2 anos

    ResponderExcluir
  2. Cara, iniciei com Zope+Plone, mas mergulhei no Django... e estou a um ano e meio. Um idéia legal é ver esse vídeo, pelas tantas da palestra desse nosso irmao é bem apresentado o pq da minha escolha. :D

    http://video.google.com/videoplay?docid=7634432050501564218&ei=P2EHSY2QO5PuqAKku5UD&q=pycon+brasil&emb=1

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu me adaptei muito com o django. Estava usando bastante, nunca gostei do plone. Achei muitos argumentos para gostar mais do django do que do aclamado ruby on rails. Porém agora vou trabalhar numa empresa que usa rails. Ironico, nem sempre o melhor ou o que mais gostamos prevalece. Aqui na minha cidade tem uma empresa que usa muito COBOL.

    Resumindo, tem que seguir o mercado, por mais simples que seja Web.py dificilmente achará um emprego com esse curiculo.

    No java é assim também. Tem um monte de framework animal, mas o mercado quer struts (mais ainda o 1 do que o 2)

    é a vida.. django na cabeça e vamos ver o que vem no turbo gears 2

    ResponderExcluir
  4. Buenas,
    Eu comecei cerca de dois anos atrás com o Turbogears, mas depois de 08(oito) longos meses tentando ser produtivo com ele...joguei a toalha. Agora, sou um fiel seguidor da igreja Django. Realmente o framework está muito bem feito e existem muito exemplos, sem contar com a documentação que é uma das mais completas que eu já encontrei.

    Uso o Django profissionalmente desde então, desenvolvendo sites e agora estou desenvolvendo um Sistema de Gerenciamento Empresarial (ERP) com ele.

    ResponderExcluir
  5. No anterior eu não fui muito claro...

    Em virtude da qualidade do Python, sempre vão aparecer Framework's de qualidade ao logo do tempo. Logo antes (no meu caso) fui apresentado ao Zope/Plone e como na época dele não tinha outro para relacionar qualidade/praticidade/desempenho que o questionasse... Com a data do vídeo no qual indiquei, mostra a linha do tempo e seus divisores, no qual apresenta um gráfico mostrando com uma avaliação (simples em critério) as qualidade/praticidade/desempenho até com outras linguagem, como Java e Ruby(e isso, tanto o java como ruby tem outros framework's além desses). E que indica, entre os framework's, o ZOPE/Plone (no caso do Python) como o melhor do mercado (detalhe, na quela época), assim consideravelmente a minha escolha hoje e independendo do projeto é o DJANGO :D

    Mas falo para os amigos que inicia no desenvolvimento web com python que, o trabalho/serviço indica o melhor a escolher, mas a qualidade do profissional escolhe com o que, o melhor, pode-o fazer ;)

    Na palestra no qual indiquei, que fala desse relacionamento/comparativo inicia nos 20:40min do video, mas eu queria falar do original, mas ele tem o tamanho de 316Mb(http://oodt.jpl.nasa.gov/better-web-app.mov), assim ia perder o sentido do assunto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. No anterior eu não fui muito claro...

    Em virtude da qualidade do Python, sempre vão aparecer Framework's de qualidade ao logo do tempo. Logo antes (no meu caso) fui apresentado ao Zope/Plone e como na época dele não tinha outro para relacionar qualidade/praticidade/desempenho que o questionasse... Com a data do vídeo no qual indiquei, mostra a linha do tempo e seus divisores, no qual apresenta um gráfico mostrando com uma avaliação (simples em critério) as qualidade/praticidade/desempenho até com outras linguagem, como Java e Ruby(e isso, tanto o java como ruby tem outros framework's além desses). E que indica, entre os framework's, o ZOPE/Plone (no caso do Python) como o melhor do mercado (detalhe, na quela época), assim consideravelmente a minha escolha hoje e independendo do projeto é o DJANGO :D

    Mas falo para os amigos que inicia no desenvolvimento web com python que, o trabalho/serviço indica o melhor a escolher, mas a qualidade do profissional escolhe com o que, o melhor, pode-o fazer ;)

    Na palestra no qual indiquei, que fala desse relacionamento/comparativo inicia nos 20:40min do video, mas eu queria falar do original, mas ele tem o tamanho de 316Mb(http://oodt.jpl.nasa.gov/better-web-app.mov), assim ia perder o sentido do assunto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. 1. Pylons
    2. Bem modular e flexível, muito próximo do WSGI
    3. A comunidade é agradável!
    4. 1 ano

    ResponderExcluir
  8. 1. Zope+Plone
    2. Onde trabalho já utilizava
    3. Acho muito interessante a ideia, mas acho os sites plones lentos. Debugar é um inferno e as vezes, quando há um novo problema, é dificil de mais de encontrar uma solução. Estou querendo estudar Django
    4. +-1 ano

    ResponderExcluir
  9. Estou engatinhando no mundo dos frameworks mas já elegi o web.py por ser leve e fácil de aprender.

    ResponderExcluir

Marcadores