26 de outubro de 2008

Exemplo 1 - Ler arquivo

Observação: recomendo a leitura do post Garanta o fechamento dos arquivos e também os comentários para entender melhor como isso funciona em Python.


fones01.py - Lê um arquivo e mostra todo o conteúdo na tela.
Esse exemplo faz só isso mesmo.
Baixe o fonte e o arquivo texto lido por ele (zipados).
""" Le um arquivo texto e mostra o conteudo na tela. """

print __doc__
f = open('\usr\www\py\\fones.txt')
for linha in f:
    print linha.rstrip()
f.close()
print '--- fim'


Vamos analisar os detalhes desse programa.
  • Linha 3: Execute esse programa e veja que interessante é o recurso Documentation Strings ou docstrings!
  • Linha 4: não precisei dizer que o arquivo foi aberto para leitura. Ou seja: menos código escrito.
  • Linha 5: note como um arquivo é lido em Python! Nem precisa do comando read (ou coisa similar) dentro de um loop while. Já vou direto dizendo que "para cada linha no arquivo f" vai fazer alguma coisa. Note que linha é o nome da minha variável.
  • Linha 6: o método rstrip() retira brancos que sobram à direita da string. O linefeed também é considerado como um branco à direita. Retire o .rstrip() e veja a diferença no resultado. ;-)


Se você tem mais alguma contribuição sobre esse assunto ou encontrou um erro nesse programa, me avise. Ninguém é perfeito.
Se te ajudou de alguma forma, avise também.
Se você encontrou alguma falha de iniciante que precisa melhorar, me avise, pois estou aprendendo.

Abraço.

Eu sou Vinicius Assef, um programador do século passado que gosta de Python, pratica Lean Development e acredita em Deus. Você pode me contactar por email ou twitter.

9 comentários:

  1. Cara, com essa simplicidade toda, deu até vontade de aprender python, muito legal isso, trás a ideia de poder fazer mais com menos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, acho que estão faltando os parentesis no "print".

    seu blog é muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao precisa de parentesis, apenas "" ou ''

      Excluir
  3. E como faço para o Python ler vários arquivos simultaneamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrou resposta? Estou com a mesma dúvida!

      Excluir
  4. Boa tarde n tou a conseguir abrir o um ficheiro que esta na extensãp .py. O que faço...????

    ResponderExcluir
  5. Estou procurando como fazer para ler vários arquivos... poderia dar uma luz? Estou tentando, por exemplo ler todos os arquivos que estao em um diretorio e depois mostrar algumas informacoes que tem em cada um deles...

    ResponderExcluir
  6. Thiago, procure pelo módulo glob. Acho que vai te ajudar.

    ResponderExcluir

Marcadores